A origem da grama

Categorias Informações »

A Origem da Grama

A Natureza Sempre de Bem com a Vida: A importância da Grama em Sua Vida e para o Mundo

Aproximadamente um terço da cobertura vegetal da Terra é composto por Savanas, Pradarias, Pastagens e ecossistemas dominados por gramas.

A família das gramas abrange não apenas as gramíneas que conhecemos (a grama de jardim ou de campo de futebol); mas também, fazem parte da família gramineae os cereais, bambús, cana-de-açúcar e pasto.

Atualmente, são conhecidos mais de 700 gêneros e 12 mil espécies em todo o mundo. Só no Brasil, ocorrem cerca de 180 gêneros e 1500 espécies!
As gramas ou gramíneas são muito utilizados em ornamentação, paisagismo e jardinagem. Além disso ela é muito utilizada para campos esportivos como o futebol, tênis (utilizado também como gramado da famosa quadra de tênis de Wimbledon na Inglaterra), pólo, golfe, críquete, futebol americano, rugby, em hípicas, haras e jóqueis.

Além desses usos, a grama na forma de pasto é muito utilizada como alimentos de animais silvestres e pecuários.

O mais importante, os cereais constituem importante fonte de alimentos para consumo humano, tais como o trigo, arroz, milho, aveia, cevada e centeio.

Adicionalmente, as plantas da família gramineae são utilizadas na produção de combustível como o álcool, palha, papel, vestuário, construção, bebidas como a cerveja, uísque, vodka e sakê, o que torna a família gramineae uma das mais importantes plantas para a economia humana mundial.