Grama Batatais

Categorias Gramas »

Grama Batatais com o melhor Preço, Qualidade e Pronta Entrega!

A nossa produção de grama Batatais está localizada no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Itapetininga, que fica a aproximadamente 170 km da cidade de São Paulo, no km 159-171 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Grama Batatais
A grama Batatais, que também é conhecida como Grama Matogrosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha, Gramão, Grama de Égua e Grama de Pasto é uma grama muito popular em todo o mundo. Ela é originalmente de pasto e se adapta bem em qualquer tipo de clima, desde a Equatorial, Tropical, subtropical e tropical de altitude.
A grama Batatais é nativa das Américas, principalmente da América do Sul e pode atingir até 30 cm de altura.
Ela é facilmente reconhecida pela inflorescência em forma de “V” mostrado abaixo.

grama-batatais

Foto: http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=5122

Características da grama Batatais

A grama Batatais possui folhas pequenas, duras e largas, com textura de veludo e se adapta bem em áreas grandes e amplas com muita incidência da luz do sol.
Ela possui alta resistência a solos secos e pobres e é de rápido crescimento, principalmente durante o verão. Portanto, ela é bastante comercializada no plantio de áreas grandes.
Ela também é resistente ao pisoteio, então ela pode ser usada em áreas recreativas como playgrounds, inclusive em haras, uma vez que ela também serve de pasto.
A grama Batatais possui raízes profundas, o que faz com que a sua retirada para comercialização seja feita com enxada, e não com o uso de máquinas, originando placas de formato irregular. Porém, pelo fato de ela possuir raízes profundas, ela é bastante utilizada no plantio de áreas não planas, como as apresentadas abaixo, principalmente visando à contenção de erosão.

Onde plantar a grama Batatais?
A grama Batatais pode ser plantada em áreas amplas e espaçosas.
A grama Batatais possui raízes mais profundas, assim, ela é bastante utilizada no plantio de:

– Encostas
– Taludes
– Barrancos
– Paredes de açudes
– Represas
– Ideal para a contenção de erosão do solo
– aterros
– platôs e áreas amplas
– margens e canteiro central de rodovias
– áreas de recreação
– Haras

Quando posso plantar a Grama Batatais?
A grama Batatais pode ser plantada em qualquer época do ano, mas de preferência durante o verão quando a incidência do sol é maior e o seu crescimento é mais rápido.

Como plantar a Grama Batatais?
O plantio da Grama Batatais requer um pouco mais de cuidado uma vez que ela é muito susceptível à infestação de ervas daninhas entre a fase de plantio até o seu estabelecimento.
Porém, ela é resistente a solos pobres e com poucos nutrientes, o que torna o preparo e manutenção da grama mais fácil.
• Antes de receber a grama: Prepare bem o local onde a grama será plantada. Pedras, sujeira e entulhos e principalmente ervas daninhas devem ser retirados. Antes e durante o plantio e nas primeiras semanas após o plantio, ela é bastante susceptível à infestação por ervas daninhas.
• Não é necessária a adubação do solo antes, porém, dependendo do solo, a consulta a um especialista de solos e engenheiro agrônomo é recomendada para verificar e analisar o solo antes do plantio. O solo arenoso e levemente texturizado é ideal para a grama Batatais.
• Transporte da grama: Geralmente, a grama Batatais é transportada em forma de placas (ou tufos) irregulares de aproximadamente 40 cm x 40 cm.
• Ao adquirir a grama: uma vez descarregada, a grama deve ser plantada imediatamente e as placas colocadas com um certo espaçamento entre elas, uma vez que o crescimento da grama é rápido, e a grama preencherá os espaços vazios rapidamente.
• Uma vez plantada: a grama Batatais deve ser regada diariamente e fartamente nos primeiros 20 dias de plantio.
• Podas: a grama Batatais necessita ser podada regularmente devido ao seu rápido crescimento.
• Uma vez estabelecida, a Grama Batatais não precisa ser regada regularmente uma vez que ela é bastante resistente à seca por causa de suas raízes profundas. Além disso, ela é resistente à inundações podendo ficar até 30 dias sob efeito da inundação.
• A grama Batatais também pode tolerar fogo moderado.

Para mais informações, leia o artigo Como Plantar Grama.

Vantagens da grama Batatais:
• A grama Batatais possui raiz mais profunda e portanto, ela é ideal para plantio de barrancos, encostas, paredes de açudes e para contenção de erosão.
• Baixo custo
• Boa Resistência
• Adapta-se bem a solos pobres e pouco férteis
• Adapta-se bem à alta incidência de luz do sol e áreas verdes grandes

Desvantagens da grama Batatais
• Não se adapta em áreas de pouca luz do sol (meia sombra e sombra)
• O formato das placas para plantio é irregular (ela é retirado com enxada)
• Requer podas frequentes por crescer muito rápido
• Susceptível a ervas daninhas
Indicações Principais
A grama Batatais é ideal para a contenção de erosão do solo em áreas inclinadas tais como taludes e encostas.
Cuidados Especiais:
Os cuidados à Grama Batatais estão concentrados principalmente durante o período inicial do plantio até o seu estabelecimento devido à sua grande susceptibilidade ao ataque de ervas daninhas.
Para saber como combater ervas daninhas, leia o artigo Como Combater Ervas Daninhas
As podas são recomendadas quando a grama atingir altura acima de 3cm.