Grama Esmeralda

Categorias Gramas »

Grama Esmeralda com a qualidade Gramas Nobre

 

Grama Esmeralda com ótimo preço e direto do produtor
A nossa produção de Grama Esmeralda está localizada no interior do Estado de São Paulo na cidade de Itapetininga, que fica a aproximadamente 170 km da cidade de São Paulo, no km 159-171 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Grama Esmeralda: recordista de vendas no Brasil
A Grama Esmeralda é originalmente da Ásia, mais especificamente do Japão. Ela é uma grama bastante resistente à variações de temperatura, ao frio intenso, à infestações por insetos e ervas daninhas. Além disso, ela é muito indicada para taludes e encostas. Assim, a Grama Esmeralda tem sido muito utilizada, tanto para o embelezamento de jardins, residências e empresas, bem como para áreas recreativas.

Características da grama Esmeralda
A Grama Esmeralda possui folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa, ou como já diz o nome, de um verde da cor da pedra preciosa Esmeralda.
A grama Esmeralda tolera bem grandes variações de temperatura, sol e água. Dessa forma, ela é amplamente usada em gramados de climas temperados.
Quando bem cuidada, a Grama Esmeralda forma gramados muito densos e macios gostosos para andar descalço.

Onde plantar a grama Esmeralda?
A Grama Esmeralda é do tipo rizomatoso, ou seja, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. Dessa forma, a grama esmeralda é amplamente usada e é perfeita para:
– Jardins residenciais
– Condomínios
– Empresas
– Campos esportivos
– Beira de piscinas
– Locais de recreação e Playgrounds
– Taludes e encostas

Quando posso plantar a grama Esmeralda?
A Grama Esmeralda pode ser plantada em qualquer época do ano uma vez que ela é resistente ao frio intenso e ao calor.
Como plantar a grama Esmeralda?
Antes de receber a grama: Prepare o local onde a grama será plantada retirando ervas daninhas, pedras, sujeira e entulhos. Tente preparar o solo de maneira mais uniforme possível sem desnível e “morrinhos”. Não é necessária a adubação prévia do solo, porém, dependendo da região, a consulta a um especialista de solos e engenheiro agrônomo é recomendada para verificar e analisar o solo antes do plantio.
Transporte da grama: Geralmente, a Grama Esmeralda é transportada em forma de placas de 40 cm x 125 cm na forma de rolos, que, além de facilitar o plantio, ela evita o dano à grama que poderá ser transportada por longas distâncias.
Ao adquirir a grama: uma vez descarregada, a grama deve ser plantada imediatamente e as placas colocadas lado-a-lado. Os pedaços menores de grama (retalhos) poderão ser utilizados para preencher as lacunas deixadas entre as placas de grama. Toda a área da grama plantada deve ser coberta com terra.
Uma vez plantada: a Grama Esmeralda deve ser regada diariamente e fartamente nos primeiros 30 dias de plantio.
Uma vez o gramado estabelecido e adaptado ao solo: a Grama Esmeralda pode ser regada intermitentemente, de preferência usando-se irrigação automática para evitar perda excessiva da água e otimizar a irrigação homogênea da grama.
Podas: a grama Esmeralda pode ser podada quando a grama atingir 2 a 3 cm de altura.
Adubação: A Grama Esmeralda não requer adubação constante e a adubação do gramado durante o outono e inverno não é necessária uma vez que a grama é bem tolerante ao frio intenso e também estará dormente.

Para mais informações, leia o artigo Como plantar grama.

Cuidados recomendados para a grama Esmeralda
A grama Esmeralda deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares, de preferência no período da manhã.
Não é indicada para locais de tráfego de pessoas e carros muito intenso, nem para áreas sombreadas.
Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.
A grama esmeralda deve ser aparada sempre que alcançar 2 a 3 cm, não reduzindo mais do que 1/3 de sua altura no corte. Recomenda-se fazer a apara da grama durante o período da primavera removendo as folhas mortas o que torna o aspecto da grama com um verde mais vivo.
O pH ideal para a Grama Esmeralda é em torno de 6,0 a 6,5 (levemente ácida)

Ervas Daninhas e a Grama Esmeralda
A Grama Esmeralda é muito resistente à ervas daninhas. Se no momento do plantio da grama houver algumas ervas daninhas, elas tenderão a desaparecer conforme o crescimento da grama Esmeralda que, por apresentar uma característica bem densa comparado às outras gramas, ela impede que as ervas daninhas cresçam e se multipliquem.
Porém, se antes do plantio o solo estiver muito infestado com ervas daninhas, é recomendado o tratamento da mesma antes do plantio.
Para mais informações sobre o combate às ervas daninhas, leia o artigo Como Combater as Ervas Daninhas.

Vantagens da Grama Esmeralda
• A Grama Esmeralda é muito boa para parar erosões em barrancos e é excelente para impedir que mato cresça ao longo do tempo uma vez que ela forma uma grama densa.
• A Grama Esmeralda é resistente ao pisoteio e tráfegos leves. Ela resiste bem a doenças, fungos e insetos, e tolera grandes variações de temperatura, sol e água. Não requer muita fertilização.
• A Grama Esmeralda se adapta a qualquer tipo de solo, com pH ácido, neutro ou básico (alcalino) e de preferência em solo úmido.
• A Grama Esmeralda requer menos fertilizantes comparada a outros tipos de grama. Mas isso depende da região onde a grama é plantada, e portanto, a consulta a um especialista de solo ou agrônomo é sempre recomendada
• A Grama Esmeralda requer pouca irrigação.
• A Grama Esmeralda é resistente à doenças e a ervas daninhas.
• Ótima relação custo-benefício, e baixo custo de manutenção

Desvantagens da Grama Esmeralda
• A Grama Esmeralda não resiste ao pisoteio e tráfego intenso.
• Não é recomendado para áreas de muita sombra e, se mal cuidada, pode gerar grandes quantidades de folhas secas e mortas.
• Possui crescimento lento, assim, se ela for danificada, ela pode demorar a se recuperar.
Como a Grama Esmeralda é vendida
A grama Esmeralda é cultivada em viveiros e é normalmente vendida na forma de placas (pallets ou páletes), mudas e rolos de 40 cm x 125 cm.

Curiosidades da grama Esmeralda
A grama Esmeralda é a grama mais vendida no Brasil.
A grama Esmeralda é na verdade um híbrido de duas espécies de Zoysia: a Zoysia japonica e Zoysia tenuifolia.
A grama Esmeralda é de origem Japonesa (daí o nome científico, Zoysia japonica) e é encontrada em encostas ensolaradas por todo o Japão.