Tipos de gramas

Categorias Informações »

Os tipos de gramas mais conhecidos e mais vendidos no Brasil
Grama Esmeralda
É a mais comercializada no Brasil pois ela se adapta bem a vários tipos de ambiente e é bastante resistente à variações de temperatura, ao frio intenso, à infestações por insetos, ervas daninhas e a pisoteios leves.
A Grama Esmeralda possui folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. Ela é muito boa para conter erosões em barrancos e é excelente para impedir que mato cresça ao longo do tempo uma vez que ela forma um gramado denso.
Esta grama requer pouca manutenção, porém, para deixá-la com a cor sempre vívida, recomenda-se adubá-la frequentemente (3-4 vezes por ano) e fazer regas regulares (3-4 vezes por mês).
Leia mais informações em Grama Esmeralda
Grama Batatais
Esta grama é também conhecida como Grama Matogrosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha e Grama de Pasto é uma grama muito popular em todo o mundo. Ela possui folhas pequenas e largas, com textura de veludo e se adapta bem em áreas grandes e amplas com muita incidência da luz do sol.
Ela possui alta resistência a solos secos e pobres e é de rápido crescimento, principalmente durante o verão. Portanto, ela é bastante comercializada no plantio de áreas grandes e, como é resistente ao pisoteio, ela é ideal para áreas de recreação, inclusive em Haras, uma vez que a grama também serve de pasto.
Pelo fato de ela possuir raízes profundas, ela é bastante utilizada no plantio de encostas, taludes e barrancos principalmente visando a contenção de erosão.
O plantio da Grama Batatais requer um pouco mais de cuidado uma vez que ela não tolera sombra e é muito susceptível à infestação de ervas daninhas principalmente durante a fase de plantio até o seu estabelecimento.
Leia mais informações em Grama Batatais
Grama São Carlos
Esta grama, que também é conhecida como Grama Curitibana, Grama Tapete e Grama Sempre-Verde, possui folhas pequenas e largas e é muito parecida com a Grama Batatais, porém sem pêlos e possui mais folha do que raiz quando comparada à Grama Batatais.
Ela é comumente usada como pasto e cobertura de áreas grandes e pode se adaptar bem em áreas onde outros tipos de grama não se adaptam bem, tais como as áreas de meia sombra. Ela é bastante resistente a locais úmidos e frios bem com a ervas daninhas. Ela não precisa ser fertilizada frequentemente, porém, ela é sensível à falta de água, então deve ser irrigada de forma frequente. Recomenda-se podá-la quando a grama atingir uma altura superior a 3-4cm.
Leia mais informações em Grama São Carlos
Grama Bermudas
Esta grama, também conhecida por Grama-Seda, Erva-Gramilheira e Escalracheira, é o tipo de grama que é a mais usada e a ideal para campos de futebol, tênis, pólo, beisebol e golfe.
Ela possui folhas estreitas de cor verde viva, e resiste bem a períodos de estiagem, pragas e ervas daninhas. Apesar de suas folhas macias, ela se regenera rapidamente aos maus tratos e ao pisoteio, o que a torna ideal para campos esportivos e áreas de recreação.
Ela deve ser adubada a cada 6 meses, e podada pelo menos 1x por mês ou quando a sua altura passar dos 2 cm.
Grama Santo Agostinho
Conhecida também como Grama Inglesa e Grama de Búfalo, a Grama Santo Agostinho é uma grama tipicamente de regiões litorâneas.
Ela é encontrada principalmente nas Américas do Norte, Central e Sul, mas também em alguns países da África equatorial, tropical e subtropical.
Ela possui folhas pequenas, lisas de cor verde escura, e o gramado forma uma densa área verde. Ela apresenta crescimento rápido, e portanto, ela pode ser plantada com espaçamentos de até 30 cm entre placas/tapetes, que logo é preenchido.
A Grama Santo Agostinho tolera bem áreas de sol pleno e de meia-sombra. Assim, ela é ideal para áreas de gramados sob árvores, perdendo apenas para a Grama São Carlos que é a mais indicada para este tipo de área. Além disso ela se adapta bem em regiões litorâneas, e portanto, tolera solos salinos e solos pobres.
A Grama Santo Agostinho é bem resistente a pragas, doenças e ervas daninhas. Resiste bem a pisoteios, porém, não é a indicada para campos esportivos.

Grama Preta
Esta grama, também conhecida como Barba de Dragão ou Barba de Cobra em Japonês, é uma grama originária da Ásia, mais especificamente China, Índia, Vietnã e Japão.
Ela possui folhas lineares, finas e longas de até 20-40 cm. Ela apresenta flores de cor lilás e pequenas frutinhas azuis de 5 mm de diâmetro.
Ela é muito utilizada como planta ornamental e é excelente para forração de solos. Ela é frequentemente usada para decorar terrários e aquários, uma vez que ela tolera bem áreas encharcadas, podendo ficar submersa por alguns meses.
Ela é bastante resistente à variações grandes de temperatura, ao frio extremo de até -20C, quando fica dormente.
Ela também é usada na medicina tradicional chinesa em que se diz ser boa para o estômago, baço, corações e pulmões.